Barbie na lista da Time

A revista Time, uma dos veículos de informação mais respeitados internacionalmente e conhecida por divulgar listas anuais das pessoas mais influentes do mundo, recentemente apresentou uma novidade: lançou uma lista das pessoas/personagens mais influentes que nunca viveram (The TIME 100 Most Influential People Who Never Lived).Essa lista reconhece a influência que vários seres ficcionais exercem/exerceram em nossas vidas. Na lista, foram incluídos Homer Simpson, Superman, Sherlock Holmes, Indiana Jones, Romeu e Julieta, dentre outros. Barbie também garantiu seu lugarzinho no rol, que não tem ordem de colocação por importância.

 
Barry Lewis / In Pictures / Corbis
Barry Lewis / In Pictures / Corbis

A reportagem reconhece que a Barbie já foi de todas as raças, teve os mais distintos tons de pele e  mais de 40 nacionalidades.

Com relação à carreira, teve mais de 130 (!!!) profissões, valendo dizer que nos anos 60 a Barbie “foi à Lua” quatro anos antes de Neil Armstrong.

A TIME enumerou também todos os automóveis utilizados e até mesmo o namoro iô-iô mantido com o Ken, uma das maiores jogadas publicitárias já realizada no mercado de brinquedos .

A base de fãs e a influência que ela exerce desde sua criação, em 1959, são inegáveis: mais de 1 bilhão de bonecas já foi comprada em mais de 150 países; mais de 7,6 milhões de likes no Facebook e mais de 150.000 seguidores no Twitter.

Um dos brinquedos mais controversos de todos os tempos, a Barbie ainda que muito criticada, tem como legado ter modificado o significado da palavra “doll” para todas as gerações posteriores ao seu nascimento.

Se antes as meninas só brincavam com bonecas bebês, o que resumia qual seria o papel delas na sociedade – ser mãe, a Barbie replica o comportamento da vida adulta e apresenta as mais diversas possibilidade, justamente em uma época marcante justamente por trazer à tona a importância da mulher e de sua liberdade de escolha.

Desde a vestimenta, as inúmeras possibilidades de profissão, as várias etnias e até mesmo o ensinamento que nenhum sonho é impossível, a Barbie sempre foi a representação de uma mulher de vanguarda, que tem nas mãos o próprio destino.

A revista foi lançada em Julho nos Estados Unidos e já está sendo vendida em bancas e livrarias pelo Brasil.

Um pensamento sobre “Barbie na lista da Time

  1. Pingback: IV Convenção Barbie Brasil – Mesa Redonda com Fabrício Longo e Convidadas | barbie doll info

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s